segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Situação crítica da Barragem Manoel Novaes (Mirorós)



 Oi colegas, estou socializando um email que recebi do técnico responsável pela Barragem de Mirorós, funcionário da Codevasf me informando a respeito da situação da Barragem. Atualmente Isaías ocupa o cargo de Gerente do DIPIM (Distrito de Irrigação do Perímetro Irrigado de Mirorós). A Codevasf reassumui o Distrito por um período de 1 ano, inclusive arcando com as contas de energia dos produtores. Hoje a situação dos produtores é bastante crítica, muitos abandanaram uma parte do lote e estão irrigando apenas 1ha (de um total de 5ha de pequeno produtor).
Segundo informação de Marcelo Rocha (coordenador da equipe de Assistência Técnica do Perímetro irrigado), a aréa irrigada é hoje de 900 ha aproximadamente, incluindo a área em produção e a área que ainda se mantém viva. Antes da crise a área cultivada era em torno de 1600 ha. A área que está produzindo nesmo é 500 ha (apenas 30% de banana de primeira qualidade).
Cerca de 70 pequenos produtores estão pedindo transferência para outros perímetros como o Projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa e para Juazeiro. A Codevasf já está viabilizando a transferência desses produtores.
Hoje a Codevasf consegui junto a ANA a liberação de 193 l/s de água para o Projeto Mirorós na tentativa de salvar o plantio que ainda resta, tendo em vista que os poços que foram abertos pelos produtores e pela Codevasf não estão tendo vazão suficiente para atender a demanda. Lá ocorre até um rodízio de dias que cada produtor distribuidos por setores podem irrigar.

Quarta-feira, 6 de Junho de 2012 1:50

De:

"isaias.santana@codevasf.gov.br" isaias.santana@codevasf.gov.br 

Para:

"Raquel Vasconcelos Dos Santos Neta" <kuelvasconcelos@yahoo.com.br>


Olá Raquel, boa noite.
Desculpe pelo atraso, é porque aqui o bicho esta pegando ando muito ocupado e o tempo é meu principal problema.


Mas vamos ao que interessa.

1- Quantidade de agua armazenada.
R = 12.12 milhões de metros cubicos.

2- Previsão de abastecimento. Creio que seja humano.
R= A Barragem teve um rebaixamento de 4 cm no mes de Maio, isto demonstra um equilibrio entre a demanda e reposição, continuando assim, deduzimos que o abastecimento humano estará garantido com segurança por 25 meses.

3-Vazão liberada para Embasa e Rio verde.
R= Embasa 475 l/s e Rio Verde 90 L/s

4- Analise da Barragem.
R- Possui um potencial fantastico pelo volume que pode acumular, cerca de 168 milhões de metros cubicos, é alimentada por nascentes perenes que em seu periodo mais critico contribui com 620 L/s assegurando o consumo humano por longo periodo de estiagem.

Projeções futuras.

Prevejo um enchimento rapido no proximo periodo chuvoso porque é comum a todas as represas cujos niveis decresce ao minimo, mesmo aquelas que são abastecidas por Rios caldalosos em determinado periodo de sua historia alcanção niveis muito baixos. Creio que a Barragem voltará em breve a sua normalidade e cumprira bem a sua função de multi-uso atendendo bem o objetivo pela qual foi construida.

Sustentabilidade da Barragem.

A Barragem Manoel Novaes comprovou e ainda esta comprovando que é um Reservatório de grande sustentabilidade porque a cinco anos perde volume sem reposição considerável. Mesmo assim só veio chegar no seu limite extremo no dia 01/04/2012. Reservatórios que não são alimentados por Rios perenes já não atendem mais as necessidades básicas dos seus objetivos. Portanto considero este reservatório de grande sustentabilidade.

Fatores que levaram a barragem a chegar a esta situação.

Um longo periodo com má distribuição pluviométrica e este ano atual que só chuveu 197 mm. Ditado popular " De onde tira que não bota tende a acabar" foi isto que aconteceu com Barragem.

Medidas paliativas.

Considerando que os reservatórios dependem de chuvas regulares para se materem com bons niveis não vejo medidas eficazes para estes casos, o homem ainda não possui a técnica de controlar a natureza e principalmente fabricar àgua, mesmo assim a Codevasf tentou chuvas induzidas contratando uma empresa de São Paulo cujos resultados não foram os esperados.O clima da nossa região, não possui as caracteristicas para que esta técnica utilizada em São Paulo pudesse surtir o efeito esperado, isto é, umidade alta para que a semeadura de agua nas nuvens venha provocar precipitações.

Para tentar amenizar a situação dos Irrigantes houve abertura de poços tubulares para suprir em parte a perde deste volume. Os irrigantes hoje irrigam com 1/3 do volume normal só com a agua extraida dos poços, cujo lençol já demosntra enfraquecimento. Estudo feito pela CPRM aponta que o lençol freatico de nossa região não garantira por muito tempo a irrigação no perimetro. Este estudo esta sendo comprovado na pratica porque alguns poços já secaram e outros dimuiram a vazão.

Nascentes do Rio Verde.

A codevasf criou uma comissão para visitar as nascentes e esta comprovado que a maioria estão presevadas, não há muita degradação. È evidente que alguns secarão em razão da longa estiagem.

Conclusão.

Aprendemos muito com esta crise hidrica em nossa região, vamos administrar melhor e com mais rigor o uso da agua. Tenho certeza que terá de ser avaliado se é conviniente continuar com uma cultura que consome tanta agua, uma vez que a nossa região sofre tanto com as chuvas cada vez mais irregulares. muito se tem que avaliar após superarmos esta situação.


Foi um prazer imenso contribuir com seu trabalho, mesmo com uma linguagem simples mas procurando ti informar de forma mais clara possivel, espero sinceramente que ti seja util estas informações. Se vc precisar de informações adicionais estarei aqui como sempre estive a seu dispor.

Sou seu amigo de sempre.

Um grande abraço.


Isaias Neri Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário