sexta-feira, 19 de outubro de 2012

BIBLIOGRAFIA COMENTADA : PLANO TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DE IRECÊ - BA

André Pires Maciel, graduado em Geografia pela UNEB - Campus VI.


A partir de 2003, ainda no início do Governo Lula (2003-2010), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) passou a adotar a abordagem territorial como instrumento de planejamento e de execução das políticas públicas no Brasil. No âmbito da Secretária de Desenvolvimento Territorial (DST) estruturaram-se diversos Territórios Rurais, concebidos como espaços em que se desenrola toda a vida social, com todo o conjunto de contradições e complexidades que estigmatizam as suas dimensões econômicas, políticas e culturais.
Neste contexto, para dar cumprimento e implementar as estratégias e ações previstas na política de Desenvolvimento Rural Sustentável, executada pelo MDA no âmbito da SDT, a região de Irecê foi escolhida, junto com outras diversas, para participar do PRONAT no estado da Bahia. Assim, após  mobilização das forças sociais da região, em setembro de 2008, foi concluído o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável de Irecê-BA.
Objetiva-se, com este Plano, vislumbrar um horizonte de superação da pobreza e do subdesenvolvimento, bem como a constituição de outro modelo de desenvolvimento, pautado em novas relações entre o Estado e a Sociedade, quanto à elaboração e a concretização de políticas públicas. É válido ressaltar que essa meta se encaixa perfeitamente no bojo da política nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, a qual tem como finalidade articular, promover e apoiar iniciativas da sociedade civil e dos poderes públicos de forma a viabilizar o desenvolvimento sustentável dos Territórios Rurais, buscando reduzir as desigualdades regionais e sociais, integrando-os aos processos de desenvolvimento nacional e promovendo a melhoria das condições de vida das populações.
O Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável de Irecê-BA possui relevantes aspectos geográficos e ambientais, uma vez que empreende um mapeamento da estrutura sócio-espacial de Irecê e áreas adjacentes, levantando, em concomitância, um quadro geral dos entraves e das possibilidades com os quais os atores sociais devem se debruçar ao traçar as estratégias de desenvolvimento.
O item 3, denominado “Diagnóstico  Territorial”, possui um cabedal de informações de cunho geográfico, pois discorre sobre: o povoamento da região; aspectos geo – ambientais; população e demografia; Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M); Índice de Vulnerabilidade Social; educação e Cultura; saúde, saneamento e moradia; estrutura agrária e produção agropecuária; níveis de renda, dentre outras.
O item 4, ao trazer destaques referentes as dificuldades e as potencialidades do Território de Irecê, aponta também algumas conclusões de forte conotação geográfica e ambiental. No campo das dificuldades, merece destaque, alguns pontos. Conclui-se que: há uma  fragilidade das atividades agrícolas diante das secas, sendo necessário iniciativas de capacitação para melhor convivência com os períodos de estiagens inclusive considerando as questões ambientais; é necessário otimizar a produção agropecuária, estruturando as cadeias produtivas (dentro dos princípios agroecológicos); existem altas taxas de analfabetismo e de analfabetos funcionais, principalmente nos municípios com menor população; as prioridades temáticas do território são educação, saúde, gênero, infraestrutura básica, dinamismo econômico, distribuição de renda e juventude.
No âmbito das potencialidades, torna-se válido salientar: a força do setor produtivo com culturas permanentes e principalmente temporárias, além da importância de sua agricultura irrigada de frutas e olerícolas; há condições de verticalizar e agregar valor, tanto na produção de grãos quanto na de frutas; o clima e solo favoráveis, assim como sua capacidade de inclusão social recomendam ações de apoio à caprinovinocultura nesse espaço; o Território é dotado de recursos naturais com amplas possibilidades para o ecoturismo (serras, grutas, pinturas rupestres, ilhas e rios).
O item 5, referente ao planejamento e a gestão social do Desenvolvimento Territorial, aborda em seu eixo estratégico para o Desenvolvimento Sustentável dos recursos naturais, dois programas de relevância ambiental: o Programa Turismo Rural e Meio Ambiente e o Programa Revitalização dos Rios Verde e Jacaré. Este último contempla diversos projetos - educação ambiental, recuperação de nascentes, matas, recomposição ciliar e desassoreamento dos leitos dos rios e saneamento básico.
O Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável de Irecê-BA, não obstante algumas falhas de natureza técnica,  é um documento extremamente significativo, uma vez que, por um lado, expressa um elevado grau de amadurecimento das forças políticas do território em questão, na medida em que, pela primeira vez foi estabelecida uma ponte e uma combinação de esforços entre os órgãos estatais e as organizações da sociedade civil com foco no planejamento participativo e de base. Por outro lado, esse estudo proporcionou um amplo conjunto de informações – econômicas, sociais, políticas, geográficas e ambientais -  sobre a região, as quais são imprescindíveis à elaboração de uma agenda comum para os atores sociais (prefeituras, órgãos estaduais e federais, movimentos sociais) engajados num projeto de desenvolvimento territorial, que seja equilibrado, sob as perspectivas social, ambiental e espacial.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Secretaria de Desenvolvimento Territorial. Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável de Irecê – BA. Brasilia, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário