quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Parque Estadual da sete Passagens da Cidade de Miguel Calmon-Ba. Wilamra Rios Liberato Dias


Venho convidar a todo para conhecerem a Cidade de Miguel Calmon e junto um lindo Parque: O Parque Estadual das Sete Passagens.
O Parque Estadual das Sete Passagens foi criado pelo Decreto 7.808 de 24 de maio de 2000, com uma área de 2.821 hectares. Está localizado no município de Miguel Calmon, região da Chapada Norte, estado da Bahia, região nordeste do Brasil. Fica a 367 km da capital, Salvador. É berço de algumas bacias hidrográficas, como a do Rio Paraguaçu e do Rio Salitre, pois abrange as nascentes destes rios. O parque também se inclui na bacia do Rio Itapirucu. É possível a prática do camping no parque , e os passeios são auxiliados por guias locais. Possui cachoeiras com mais de 100 metros de altura e trilhas mais curtas ou outras para pessoas com melhor condicionamento físico .(internet).
Para melhor entender sobre a cidade de Miguel Calmon, segue algumas informações:
Localização: Miguel Calmon localiza-se na microrregião da encosta da Chapada Diamantina, incluindo totalmente no polígono da seca.
Limites: Ao Sul: com o Rio Jacuípe que a separa de Piritiba; ao Norte: jacobina e Várzea Nova; ao leste: Várzea do Poço, Serrolândia e Jacobina e ao Oeste: Morro do Chapéu e Jacobina.
Clima: Clima seco sub úmido, apresentando-se quente na época das trovoadas de outubro a março, e frio de abril a setembro. Sua temperatura média anual varia de 23º a 25º C. registrando, às vezes a máxima de 30º e a mínima de 20º C.
Solo: É propício à plantação de frutas como, goiaba, jaca, abacaxi, banana, maracujá, manga, coco e culturas como cana-de-açúcar, café, milho, tomate, mandioca, etc.
Flora: É constituída de espécies como: samambaias, assa-peixe, crioula, barba-de-bode, batata de teiú, jurema preta, pau de fuso, jurubeba, juazeiro, caatinga de porco, quebra-facão, umburana, angico, icó, graviola, jenipapo, madeiras de lei, cedro, pinheiro, babaçu, Ouricuri, palmeira, cabeça-de-frade, xique-xique, macambira, mandacaru, caroá, flor-de-serra (antigamente exportada para Joinville (Santa Catarina) e de lá para o Japão para confecção de arranjos).
Fauna: Várias espécies de Animais Silvestres, como: Veado, cotia, gambá, tamanduá, paca, tatu, preá, mico, raposa, gato do mato, onça, teiú, sariguê, guará, luís cacheiro, jabuti, cágado, jacaré, etc. Aves: ema, sariema, macaco, jacu, perdiz, codorna, nambu, zabelê, rolinha de várias espécies (fogo-pagou, arribaçã, juriti), arapuã, sabiá, sofrê, cardial, cabaré, coruja, anu-preto, anu-branco, canário, azulão, xexéu, garrincha, periquito, curió, pega, etc. Peixes: jundiá, piau, coró, traíra, Curimatá, tilápia, piranha e outros. Cobras: jiboia, jararaca, jaracuçu, cascavel, cobra-preta, coral, corredeira, quatro-ventas, etc.
                         (Informações tiradas de um material feito por um professora Maria Celeste Requião Moura com os alunos do 1º Ano de magistério da Escola Nossa Senhora da Conceição no ano de 1995 o Histórico da Cidade de Miguel Calmon, Ba.).
  Viram como é rica? Espero que vocês gostem e vão visitar o que Miguel Calmon, tem para mostrar e oferecer, tanto para visitações  como para estudos.
 Fico devendo as fotos, nas na net encontra, cada uma mais linda que a outra.

Um comentário: