sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Acabamos de chegar do Projeto de Restauração Florestal Grota do Mané José. Passamos lá a noite, oito pessoas, tentando combater um incêndio.
Lamentavelmente o fogo varreu do mapa o Brejo de Cima e se espalhou nas duas margens da grota, subindo as serras. Sem controle, as chamas estão devorando a vegetação seca. O vento forte não abranda a sensação térmica de mais de 50% nas proximidades do fogo e espalha a tragédia.
Para quem conhece um pouco o drama que vive nossa serra e tem preocupações com a preservação do meio ambiente em Uibaí, esta é a pior notícia que se poderia publicar.
Com relação à Grota do Mané José temos duas certezas neste momento: 1ª. Vamos tentar descobrir se esse incêndio foi criminoso e identificar o culpado; 2ª. Vamos recomeçar e replantar tudo, tantas vezes quantas forem necessárias.

Edimario, pelo RaízesdaSerra (via facebook)


4 comentários:

  1. Que tragédia! É lamentável que isso tenha acontecido. A nossa caatinga está sofrendo ou pela ação direta do homem ou indiretamente pela resposta da natureza a ação do homem. Boa sorte, coragem e fé aos guerreiros(as) do Projeto de Restauração Florestal Grota de Mané José.
    Raquel Vasconcelos

    ResponderExcluir
  2. Muito triste essa notícia, depois de presenciar o belo trabalho
    desenvolvido ali, é lamentável, sinto muito seu Edmário.
    Mas sei que não medirá esforços para começar tudo outra vez!

    Abraço,

    Jaildes Barreto.

    ResponderExcluir
  3. Edimario, depois desses últimos dias em que o nosso céu mostrou nos novamente a esperança chegando, através das nuvens carregadas da mais sublime "FONTE DE VIDA", tenho certeza, que até as rochas, estão gemendo, antes de "dor", agora "A GROTA BROTA O BROTO DE AMOR/VIDA"

    ESPERO QUE TENHA CHOVIDO BEM POR AÍ!!!

    VIVA A CHUVA! QUE TANTO NOS ALEGRA E NOS FAZ FELIZ!!!

    Lindinei

    ResponderExcluir
  4. Edimário, e o pessoal de Raizes da terra, o meu objetivo em cursar essa especialização em Educação e Meio Ambiente, foi para adquirir mais conhecimento e experiência, para contribuir em minimizar os problemas ambientais na nossa região, portanto, conte comigo para as ações de recuperação florestal da serra de Uibaí. Esse "PATRIMÔNIO DEVE SER RESPEITADO E CUIDADO"

    Entrem em contato.

    Lindinei Porto

    ResponderExcluir