sábado, 20 de outubro de 2012

Educação ambiental na escola: Projeto de Pesquisa



Eleni P. Couto 
Marta Ribeiro Sena
Edvânia Lima

Projeto de Pesquisa

Introdução
O estudo parte da necessidade de intervenção na prática pedagógica dos professores, frente à situação ambiental local, visto que, na escola é fundamental por parte destes, à qualificação e sensibilização para a ampliação do conhecimento do educando.

A atual conjuntura ambiental do planeta exige dos seres humanos uma sensibilização maior, uma postura frente ao problema ambiental contemporâneo que enfrentamos que exige reflexão e tomada de decisão para reduzir e prevenir os constantes danos causados pela ação humana. E o espaço mais adequado que se pode tratar deste assunto é na instituição escolar, onde os sujeitos têm acesso ao conhecimento em um local de aprendizagem e estão todos os dias em contato com este conhecimento que lhes permitem a reflexão e através desta, a mudança de atitude no que se refere à preservação do ambiente. Foi com base nessa reflexão que surgiu o interesse de pesquisar nesta área.

Diante disso, percebe-se que é de extrema importância pesquisar como as práticas educativas adotadas pelos professores e projetos desenvolvidos em uma escola de ensino fundamental do município de Ibititá, têm contribuído para desenvolver no educando a sensibilização e a conseqüente mudança de atitude frente à problemática atual de deteriorização do meio ambiente.

Dessa forma, entende-se que para alcançar um trabalho significativo quanto ao ensino da educação ambiental se faz necessário essa reflexão prévia daquilo que precisa ser repensado para que ocorra uma mudança de postura e ações em prol da preservação e conservação do meio ambiente.
Delimitação do tema:
“A educação ambiental: práticas consistentes no ensino fundamental de Ibititá”  
Problema:
As práticas do ensino da educação ambiental tem sido eficazes de maneira a proporcionar a aquisição de conhecimentos e habilidades capazes de induzir mudanças de atitudes nos educandos e educadores no município de Ibititá?
Hipóteses:
ü  Há a falta de qualificação dos profissionais voltada para o ensino da educação ambiental.
ü  Ausência de compromissos dos sujeitos envolvidos para a ressignificação dos valores na mudança de atitudes.
ü  Não existem práticas relacionadas ao ensino de educação ambiental.
Variáveis
Esta pesquisa terá por base a variável independente onde o fato que pretende-se pesquisar  exerce direta influencia na variável que se quer alcançar uma mudança nos resultados. Considerando essa variável será desenvolvida uma investigação do fenômeno, isto é, como a prática educativa docente e os projetos desenvolvidos pela escola no que se refere à educação ambiental influenciam e definem a aprendizagem dos educandos. 
Quanto ao tipo de variável entende-se que a pesquisa se direciona para a variável qualitativa ordinal, devido às características de desenvolvimento da pesquisa, ao fenômeno pesquisado e aos sujeitos envolvidos no processo, ou seja, o trabalho terá como foco a investigação de como se dá a prática educativa no contexto da educação ambiental em uma determinada escola com um determinado grupo. Suscitando, dessa forma uma aproximação do fenômeno a ser pesquisado com a referida variável.  
Objetivo geral:
Analisar se as práticas do ensino da educação ambiental tem sido eficientes de maneira a proporcionar a aquisição de conhecimentos e habilidades capazes de induzir mudanças de atitudes nos educandos e educadores no município de Ibititá.


Objetivos específicos:
ü  Observar as práticas utilizadas no ensino da educação ambiental na educação básica.

ü  Discutir a importância das práticas de ensino aos professores da educação básica para o aprimoramento e atuação em educação ambiental.

ü  Propor atividades práticas junto à comunidade escolar a fim de ampliar o conhecimento sobre a educação ambiental.

Metodologia:
Para a realização do presente estudo se propõe no primeiro momento uma revisão bibliográfica de modo a se obter reflexões de obras específicas que destaque a importância das relações do ensino da educação ambiental na escola.

Para isso pretende-se utilizar da abordagem qualitativa com a utilização do método da pesquisa ação, pois este método auxilia no entendimento do fenômeno de maneira a desenvolver descrições e interpretações explicativas da realidade local, desenvolvendo pesquisas exploratória, explicativa e descritiva.  Como técnicas de coleta de dados utilizaremos observação in lócus, entrevistas semi estruturadas, questionários e visitas para levantamento de dados à secretaria de educação.
Nesta perspectiva propõe-se desenvolvê-lo de forma reflexiva, de forma a ressignificar posturas, atitudes e valores, através da realização de um trabalho nas escolas da comunidade, sensibilizando e propondo a mudança de atitude frente às questões ambientais circundantes, de forma a levá-los a uma efetiva contribuição como sujeitos transformadores da realidade, e de fato engajados na conservação do meio ambiente, trabalhando com os alunos aspectos em que os mesmos possam intervir e transformar. Introduzindo os conteúdos com a vivência de cada aluno, valorizando o saber destes, de maneira que conheçam o ambiente em que estão inseridos, pois o trabalho com a educação ambiental deve adaptar-se também às vivências da população no que tange ao processo educativo.
Desse modo, pretende-se divulgar a problemática através de ações educativas desenvolvidas nas escolas no intuito de promover a sensibilização e principalmente a mudança de atitudes no que se refere à preservação do meio ambiente.


Aporte teórico
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que dedicou o Capítulo VI ao Meio Ambiente em seu Art. 225, inciso VI, determina ao Poder Público “promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente”. E a Lei Nº. 9.795 de abril de 1999, a qual se apresenta como uma tentativa de instituir a “Política Nacional de Educação Ambiental”, predizendo que todo professor deve sair das instituições de ensino superior conhecedor e apto a abordar a problemática ambiental, para exercer sua função conscientizadora junto à sociedade escolar. A educação ambiental é, portanto, uma formação interdisciplinar, pois a dimensão ambiental envolve as mais diferentes áreas do conhecimento científico. E isto não pode se perder de vista tanto pelos professores quanto pelos formadores, pois a formação estará refletida na prática educativa docente, de maneira que esta prática também refletirá na aprendizagem dos educandos.
Frente a isso, a Educação Ambiental torna-se uma significativa aliada na conscientização humana no que se refere à co-responsabilidade, assim como a participação e equidade na maneira de ver o mundo. Além disso, ela demonstra a necessidade do trabalho que se vincula aos princípios da dignidade, sobretudo nas inter-relações e interdependência dos mais variados elementos da natureza, onde a postura dos indivíduos liga-se à constituição e à manutenção da vida de toda a sociedade.
Dessa forma, como afirma Lopes & Rodrigues (2004, p. 01):
A capacitação de professores para o ensino de educação ambiental representa um importante instrumento de difusão dos princípios e conceitos de meio ambiente e sustentabilidade, visto que os docentes constituem agentes de transmissão de conhecimentos e formação de massa crítica.

O papel do educador frente à realidade ambiental do planeta torna-se de extrema importância, pois é através da educação, do conhecimento e experiência adquiridos em sala de aula que o educando poderá utilizar no seu dia a dia, na mudança de postura e atitude, refletindo sobre as mesmas de forma a adotar ações eficazes em prol da preservação do meio ambiente.
Considerações
A utilização de atividades práticas no ensino da educação ambiental como estratégia de ensino é uma excelente ferramenta. Ela proporciona aos educandos a sensibilização e a vivência de maneira mais prazerosa, gerando aumento da participação e interesse dos mesmos a respeito dos assuntos abordados, pois promovem motivação e facilitam a construção do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.

Considerando o trabalho com atividades práticas entende-se que isto proporcionará ao professor uma mudança de postura e uma chance de repensar a prática pedagógica, pois possibilita uma interação maior entre educador e educando. Aliando a teoria e a prática é possível disseminar entre as crianças e os jovens uma nova consciência e atitudes com relação ao cuidado com o ambiente em que habita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário