quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ÁRVORES NATIVAS DA CAATINGA E PROJETO DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL GROTA DO MANÉ JOSÉ


No dia 20 de outubro de 2012 ocorreu o segundo módulo da disciplina Gestão ambiental do curso de Especialização em Educação e meio ambiente, através de uma atividade de campo  realizada em Uibai, município próximo a Irecê, cidade pólo do curso oferecido pela UNEB  no estado da Bahia.
A ação integrou uma das modalidade didáticas previstas para o curso a  excursão ambiental que  integra os saberes téoricos do componente curricular a vivência prática em relação aos avanços e desafios na gestão de uma área de Caatinga. 
 
A participação do coordenador do Raízes da Serra, o senhor Edmário com a apresentação do bem sucedido "PROJETO DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL GROTA DO MANÉ JOSÉ" proporcionou ao grupo a experiência sobre a gestão de  projetos e ações ambientais. Para a execução da aula de campo alguns aspectos foram contemplados como:  exposição oral com explicações geográficas, históricas, legais,  dos recursos naturais da área e as questões econômicas que envolvem a gestão de um projeto. O ápice da visita ocorreu com a realização de trilha orientada pelo coordenador do projeto, indicando as questões ambientais em campo. 
 
A explanação e apresentação da Caatinga, através da experiência do projeto descrita por Edmário, foi de extrema relevância para a compreensão da vulnerabilidade da caatinga e os riscos de degradação ambiental para essa vegetação. 
 
Entre algumas das tarefas concluidas na trajetória a identificação das espécies nativas da caatinga e a sua relação com as comunidades que cercam o projeto demonstrou o sentido e valor da preservação para o grupo de estudo da Universidade do Estado da Bahia.
 
Entre as espécies nativas utilizadas na recuperação da área que abrange o projeto encontramos:  1. Zizyphus joazeiro Mart., conhecido como Juá, Juazeiro, 2. Schinus terebinthifolia Raddi, conhecido como aroeira, 3. Anacardium occidentale L., conhecido como caju, 3. Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong, conhecido como tamburil ou orelha-de-macaco, além de divesas espécies do gênero Hymenaea conhecido como Jatobá entre outras espécies.
 
 
A estiagem prolongada na região, as estratégias para a manuntenção das mudas no período de seca e o desaparecimento de algumas das nascentes da região, bem como o esforço, competência e dedicação do grupo Raízes da Serra, liderados pelo Edimário significou um marco para a aprendizagem da turma  e como experiência de vida para o grupo.
 
 
Foram dez horas de trabalho desde a saída  até o retorno. Os estudantes que participaram do percurso dedicaram grande empenho com especial atenção para a prova de resistência física, superação do cansaço, sede, calor,  altas temperaturas, além do impacto da observação das áreas que  estão degradadas e no início da recuperação.  Todos esses fatores, integraram-se ao desenvolvimento do registro fotográfico e escrito dos aspectos ambientais pelos alunos.
 
Dessa forma, parabenizo a turma de especialização da UNEB, campus XVI em Educação e Meio ambiente pela responsabilidade assumida e cumprida, ao grupo Raízes da Serra e Edimário pelo exemplo de cidadania e preservação ao meio ambiente e a cidade de Uibaí pela acolhida.
Elizangela
 
 
 
 


 

Um comentário:

  1. Fiquei emocionada com o trabalho de seu Edmário, é realmente um trabalho de muita dedicação e amor à natureza! Parabéns pelo belo trabalho, e quanto ao incêndio, com certeza forte como é o sertão e suas árvores, logo logo se reflorestará! Uma ótima explanação professora Elizangela! Abraço, Jaildes Barreto.

    ResponderExcluir