domingo, 18 de novembro de 2012

PLANO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL: COMUNIDADE DE GAMELEIRA DE JOÃO DOURADO -BA


PLANO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL: COMUNIDADE DE GAMELEIRA DE JOÃO DOURADO -BA


Anita Ramos, Jaildes Barreto, Liziane Vasconcelos, Raquel Vasconcelos, Sandra Amim


Durante a disciplina de Gestão Ambiental foi proposta a atividade de construção de plano de monitoramento ambiental, em uma comunidade. O grupo escolheu a comunidade de Gameleira de João Dourado, levando em consideração o fato de alguns membros da equipe já conhecerem essa comunidade.
A comunidade localiza-se a seis quilômetros da cidade de João Dourado, possui uma população de 6.000 habitantes aproximadamente, e possui atividades produtivas voltadas para a agricultura de sequeiro (feijão, milho, mamona), criação de gado e pequenos animais (galinha, porco, caprinos) para a subsistência familiar. Mas o que tem se destacado nos últimos anos é a agricultura irrigada com o cultivo de olerículas.
Essa comunidade dispõe de uma Unidade de Saúde, uma escola municipal e uma creche, uma escola infantil particular e várias igrejas (presbiterianas, católica, pentecostais).
O presente diagnóstico teve como objetivo principal identificar os impactos ambientais de uma área composta por tanques, cacimbas (conhecidas por “As Fontes”), em estado avançado de degradação ambiental. Foram identificados os principais problemas ambientais tais como: Grande quantidade de lixo depositado nessa região, queimadas, desmatamento (retirada da vegetação para produção de lenha), aterros de alguns tanques, ponto de encontro de usuários de drogas e de prostituição e povoamento as margens dessa área.
Os principais fatores que influenciaram no agravamento dos problemas ambientais foram: Falta de fiscalização, falta de interesse por parte do poder público em preservar essa área, falta de mobilização e organização dos moradores, falta de conscientização a cerca da conservação e inexistência de cursos de capacitação com ênfase em educação ambiental no município.
Essa área, depois de revitalizada, poderia ser utilizada como ponto turístico, lazer e cultura (gerando emprego e renda para a comunidade), além de servir como espaço para realização de aulas de campo das escolas do município. Sugeriu-se para um trabalho posterior a identificação e catalogação de espécies vegetais, inclusive as espécies com potencialidades econômicas.
Outro problema ambiental que se destaca nessa comunidade é a questão da utilização inadequada de agrotóxicos e descarte de embalagens vazias de agrotóxicos em locais impróprios. O município não dispõe de um programa de educação ambiental voltado para capacitação e conscientização dos irrigantes e dos trabalhadores da irrigação. Ou seja falta educação e falta fiscalização para que a legislação ambiental seja cumprida.
Associada ao aumento da irrigação na última década está o desmatamento. Na comunidade de Gameleira é possível verificar a quantidade pequena de vegetação nativa de caatinga.
Diante do exposto conclui-se que essa comunidade assim como todo o município de João Dourado necessita de intervenções urgentes para mitigação dos impactos ambientais negativos e melhoria da qualidade de vida da sua população.

Fotos de Campo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário