Eleni P. Couto
Marta Ribeiro Sena
Edvânia Lima
Projeto de Pesquisa
Introdução
O estudo parte da necessidade de
intervenção na prática pedagógica dos professores, frente à situação ambiental
local, visto que, na escola é fundamental por parte destes, à qualificação e
sensibilização para a ampliação do conhecimento do educando.
A atual conjuntura ambiental do planeta
exige dos seres humanos uma sensibilização maior, uma postura frente ao
problema ambiental contemporâneo que enfrentamos que exige reflexão e tomada de
decisão para reduzir e prevenir os constantes danos causados pela ação humana.
E o espaço mais adequado que se pode tratar deste assunto é na instituição
escolar, onde os sujeitos têm acesso ao conhecimento em um local de
aprendizagem e estão todos os dias em contato com este conhecimento que lhes
permitem a reflexão e através desta, a mudança de atitude no que se refere à
preservação do ambiente. Foi com base nessa reflexão que surgiu o interesse de
pesquisar nesta área.
Diante disso, percebe-se que é de
extrema importância pesquisar como as práticas educativas adotadas pelos
professores e projetos desenvolvidos em uma escola de ensino fundamental do
município de Ibititá, têm contribuído para desenvolver no educando a
sensibilização e a conseqüente mudança de atitude frente à problemática atual
de deteriorização do meio ambiente.
Dessa forma, entende-se que para alcançar
um trabalho significativo quanto ao ensino da educação ambiental se faz
necessário essa reflexão prévia daquilo que precisa ser repensado para que
ocorra uma mudança de postura e ações em prol da preservação e conservação do
meio ambiente.
Delimitação do tema:
“A
educação ambiental: práticas consistentes no ensino fundamental de Ibititá”
Problema:
As
práticas do ensino da educação ambiental tem sido eficazes de maneira a proporcionar a aquisição de conhecimentos e
habilidades capazes de induzir mudanças de atitudes nos educandos e educadores no
município de Ibititá?
Hipóteses:
ü Há a falta de qualificação dos
profissionais voltada para o ensino da educação ambiental.
ü Ausência de compromissos dos sujeitos
envolvidos para a ressignificação dos valores na mudança de atitudes.
ü Não existem práticas relacionadas ao
ensino de educação ambiental.
Variáveis
Esta pesquisa terá por base a variável
independente onde o fato que pretende-se pesquisar exerce direta influencia na variável que se
quer alcançar uma mudança nos resultados. Considerando essa variável será
desenvolvida uma investigação do fenômeno, isto é, como a prática educativa
docente e os projetos desenvolvidos pela escola no que se refere à educação
ambiental influenciam e definem a aprendizagem dos educandos.
Quanto ao tipo de variável entende-se
que a pesquisa se direciona para a variável qualitativa ordinal, devido às
características de desenvolvimento da pesquisa, ao fenômeno pesquisado e aos
sujeitos envolvidos no processo, ou seja, o trabalho terá como foco a
investigação de como se dá a prática educativa no contexto da educação
ambiental em uma determinada escola com um determinado grupo. Suscitando, dessa
forma uma aproximação do fenômeno a ser pesquisado com a referida variável.
Objetivo geral:
Analisar
se as práticas do ensino da educação ambiental tem sido eficientes de maneira a
proporcionar a aquisição de conhecimentos e
habilidades capazes de induzir mudanças de atitudes nos educandos e educadores no
município de Ibititá.
Objetivos específicos:
ü
Observar
as práticas utilizadas no ensino da educação ambiental na educação básica.
ü Discutir a importância das práticas de ensino aos
professores da educação básica para o aprimoramento e atuação em educação
ambiental.
ü Propor atividades práticas junto à
comunidade escolar a fim de ampliar o conhecimento sobre a educação ambiental.
Metodologia:
Para a realização do presente estudo se propõe no
primeiro momento uma revisão bibliográfica de modo a se obter reflexões de
obras específicas que destaque a importância das relações do ensino da educação
ambiental na escola.
Para isso pretende-se utilizar da abordagem
qualitativa com a utilização do método da pesquisa ação, pois este método
auxilia no entendimento do fenômeno de maneira a desenvolver descrições e
interpretações explicativas da realidade local, desenvolvendo pesquisas
exploratória, explicativa e descritiva. Como
técnicas de coleta de dados utilizaremos observação in lócus, entrevistas semi
estruturadas, questionários e visitas para levantamento de dados à secretaria
de educação.
Nesta
perspectiva propõe-se desenvolvê-lo de forma reflexiva, de forma a
ressignificar posturas, atitudes e valores, através da realização de um
trabalho nas escolas da comunidade, sensibilizando e propondo a mudança de
atitude frente às questões ambientais circundantes, de forma a levá-los a uma
efetiva contribuição como sujeitos transformadores da realidade, e de fato
engajados na conservação do meio ambiente, trabalhando com os alunos aspectos
em que os mesmos possam intervir e transformar. Introduzindo os conteúdos com a
vivência de cada aluno, valorizando o saber destes, de maneira que conheçam o
ambiente em que estão inseridos, pois o trabalho com a educação ambiental deve
adaptar-se também às vivências da população no que tange ao processo educativo.
Desse
modo, pretende-se divulgar a problemática através de ações educativas
desenvolvidas nas escolas no intuito de promover a sensibilização e
principalmente a mudança de atitudes no que se refere à preservação do meio
ambiente.
Aporte
teórico
A
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que dedicou o Capítulo
VI ao Meio Ambiente em seu Art. 225, inciso VI, determina ao Poder Público
“promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização
pública para a preservação do meio ambiente”. E a Lei Nº. 9.795 de abril de
1999, a qual se apresenta como uma tentativa de instituir a “Política Nacional
de Educação Ambiental”, predizendo que todo professor deve sair das
instituições de ensino superior conhecedor e apto a abordar a problemática
ambiental, para exercer sua função conscientizadora junto à sociedade escolar.
A educação ambiental é, portanto, uma formação interdisciplinar, pois a
dimensão ambiental envolve as mais diferentes áreas do conhecimento científico.
E isto não pode se perder de vista tanto pelos professores quanto pelos
formadores, pois a formação estará refletida na prática educativa docente, de
maneira que esta prática também refletirá na aprendizagem dos educandos.
Frente a isso, a Educação Ambiental torna-se
uma significativa aliada na conscientização humana no que se refere à
co-responsabilidade, assim como a participação e equidade na maneira de ver o
mundo. Além disso, ela demonstra a necessidade do trabalho que se vincula aos
princípios da dignidade, sobretudo nas inter-relações e interdependência dos
mais variados elementos da natureza, onde a postura dos indivíduos liga-se à
constituição e à manutenção da vida de toda a sociedade.
Dessa forma, como afirma Lopes & Rodrigues (2004, p.
01):
A
capacitação de professores para o ensino de educação ambiental representa um
importante instrumento de difusão dos princípios e conceitos de meio ambiente e
sustentabilidade, visto que os docentes constituem agentes de transmissão de
conhecimentos e formação de massa crítica.
O
papel do educador frente à realidade ambiental do planeta torna-se de extrema
importância, pois é através da educação, do conhecimento e experiência
adquiridos em sala de aula que o educando poderá utilizar no seu dia a dia, na
mudança de postura e atitude, refletindo sobre as mesmas de forma a adotar
ações eficazes em prol da preservação do meio ambiente.
Considerações
A utilização de atividades práticas no ensino da
educação ambiental como estratégia de ensino é uma excelente ferramenta. Ela
proporciona aos educandos a sensibilização e a vivência de maneira mais
prazerosa, gerando aumento da participação e interesse dos mesmos a respeito
dos assuntos abordados, pois promovem motivação e facilitam a construção do
conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.
Considerando o trabalho com atividades práticas
entende-se que isto proporcionará ao professor uma mudança de postura e uma
chance de repensar a prática pedagógica, pois possibilita uma interação maior
entre educador e educando. Aliando a teoria e a prática é possível disseminar
entre as crianças e os jovens uma nova consciência e atitudes com relação ao
cuidado com o ambiente em que habita.
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