Colégio Municipal Luiz Viana Filho
Professoras: Keli Carine
Coordenador: Edinho
Público Alvo: 3° Ano
Tema: Educação Ambiental
Subtema: Caatinga
Projeto: Caatinga
Através das sementes
A
produção de mudas é importante para reflorestamento e recuperação de áreas
degradadas como para arborização urbana, esse processo vem sofrendo um aumento
crescente em sua demanda devido à preocupação mundial com a preservação do meio
ambiente. Por sua vez, a qualidade da produção das mudas exige uma série de
conhecimentos básicos, que vão desde a colheita até a saída das mudas para o
local definitivo.
Justificativa
A
Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro predominando em todos os estados
do Nordeste e uma pequena parte do estado de Minas Gerais. Este bioma é
extremamente frágil, e vêm sofrendo ao longo dos anos um rápido processo de
desertificação devido, principalmente, a exploração irracional das espécies
madeireiras, as queimadas desordenadas, o desmatamento para exploração de lenha
para carvão e a erosão dos solos que impendem o desenvolvimento das plantas no
campo. Para reverter este quadro de degradação causado pela ação do homem são
necessários meios rápidos e eficazes de recuperação ambiental destacando-se a
produção de mudas para reflorestamento em áreas desmatadas o que permite a
recomposição da vegetação, a reintrodução da fauna e a melhoria das condições
do solo.
Objetivo
Geral
Este projetotem o objetivo
de levar informações importantes aos alunos facilitando os conhecimentos para
uma produção e plantio de mudas com padrão de qualidade para minimizar o efeito
da degradação ambiental no bioma caatinga.
Objetivos
específicos
·
Conhecer
a caatinga;
·
Explora
a caatinga fauna e flora;
·
Estimular
a conscientização de preservação da caatinga;
·
Produzir
mudas da caatinga;
·
Plantar
mudas da caatinga na escola e no bairro;
·
Identificar
as principais características da caatinga;
Metodologia
O trabalho vai ser realizado
durante o primeiro semestre no 3° ano da Escola Municipal Luiz Viana Filho,
utilizando da interdicisplinaridade para ligar o tema, as todas as disciplinas
docurrículo, para tanto será necessário pesquisas, debates, trabalhos em grupo,
seminários.
Atividades previstas:
·
Apresentação do projeto para os alunos
·
Aula viva mostrando os aspectos da caatinga;
·
Pesquisa de materiais informativos;
·
Construção de maquetes;
·
Aula de campo para conhecer e vivenciar os
aspectos da caatinga.
Oficinas:
01°-
Oficina; Conhecendo a caatinga.
Objetivos:
·
Apresentar o projeto aos alunos e a
comunidade escolar;
·
Estimular o conhecimento e um alto
conhecimento sobre as características do bioma caatinga.
Conteúdos
Bioma caatinga e suas
características.
Tempo estimado
6 aulas
Material necessário
·
Data show
·
Caixa de som
·
Papel cartão marrom
·
Papel crepom marrom
·
Cola e tesoura
Desenvolvimento:
A
apresentação em sala de aulaacontecerá através slides mostrando o bioma da
caatinga e suas características, bem como as demais atividades que serão
realizadas durante o projeto.
Juntamente
com projeto será apresentado aos alunos a arvore das renovações, (arvore feita
em papel metro colada na parede) onde os alunos, em seus galhos iram relatar
sobre a importância do projeto e a sua aprendizagem ao longo do desenvolvimento
do projeto em sala de aula. Na primeira ação desta etapa os alunos colocaram
nos ganhos da arvore seus conceitos inicias sobre o bioma caatinga. Esta
atividade será de cunho permanente em sala de aula uma vez por semana.
02°- Oficina
Objetivos:
·
Vivenciar os aspectos do bioma caatinga;
·
Relatar os conceitos adquiridos durante a
visita;
·
Importância de cuidar do solo.
Tempo
estimado:
·
4 aulas visita;
·
2 aulas ficha de observação;
·
2 aulas incorporação do material orgânico ao
solo.
Conteúdos:
·
Flora e fauna da caatinga;
·
Adubação do solo.
Material
necessário
·
Ônibus;
·
Ficha avaliativa xerocada;
·
Material orgânico;
·
Inchada e pá.
Desenvolvimento.
Visita
temática a ESAGRI, Escola de agricultura da região de Irecê, observando afauna
e a flora da caatinga, conhecendo técnicas sustentáveis.
Em
sala de aula a professora realizará uma atividade com ficha de observação, que
tratará dos aspectos observados durante a visita temática.
A
professora junto a turma irá levar materiais orgânicos, fazer um buraco na
terra, no terreno atrás da escola e incorporara-lo para usar nas futuras mudas.
03°- Oficina
Tempo estimado:
6
aulas.
Conteúdo:
·
Flora da caatinga.
Material necessário:
·
Sacos de mudas;
·
Mudas de plantas da caatinga;
·
Sementes de plantas da caatinga;
·
Espaço na estufa;
Desenvolvimento:
Aula
de campo cada aluno com orientação do professor e um auxiliar irá encher seu
pacote de muda com a terra incorporada pelo material orgânico. Com as sementes
já separadas pelo professor os alunos irão fazer a plantação e organizá-los na
estufa da escola.Haverá visita as mudas uma vez na semana (horário a critério
do professor) para observação do desenvolvimento das plantas. Todas mudas
plantadas serão originarias do bioma caatinga, e serão usadas para arborização
da comunidade escolar.
04°- Oficina
Tempo estimado:
·
8 aulas
Conteúdo:
·
Características da caatinga;
·
Música: Chover
Material necessário:
·
Data show;
·
Caixa de som;
·
Espaço para ensaio.
Desenvolvimento:
Mostra
de vídeo, sobre o bioma caatinga apresentado pelo programa Globo Repórter dia
13/03/2012. Depois realizar um roteiro copiado na lousa em sala de aula. Amostra
da música: Chover de cordel do fogo encantado que será apresentado no
fechamento do projeto em coreografia pelos alunos. Ensaio da musica para
apresentação.
05°- Oficina
Tempo estimado:
·
6 aulas
Conteúdo:
·
Biomas da caatinga;
Material necessário:
·
Fotos;
·
Esteira;
·
Papel metro;
·
Tintas;
·
Papeis coloridos.
Desenvolvimento:
Confecção
dos painéis e delegações das funções para amostra que será realizada para a
visita do IBS na escola. Assim será delegado a cada criança a sua função para a
apresentação, onde cada criança divida em grupos ficara responsável por uma
função na amostra, desde a arrumação até as diversas apresentações que serão
feitas no dia.
Olá! Achei a proposta de atividade muito interessante. Sei que já está praticamente encerrado este ano letivo, mas tenho mudas de nativas que precisam ser plantadas ainda este mês, pra abrir espaço no viveiro e pelo porte da maioria delas. Quem tiver interesse, só entrar em contato comigo que providencio a entrega, ou melhor, podemos fazer parceria pro plantio! Temos barriguda, sibipiruna, moringa, neem e chichá(que não são nativas! embora eu tenha dúvida nessa última),itapicuru e aroeira. Ana Karina
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