quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PROJETO CAATINGA;ATRAVES DAS SEMENTES


Colégio Municipal Luiz Viana Filho

Professoras: Keli Carine

Coordenador: Edinho

 Público Alvo: 3° Ano

Tema: Educação Ambiental

Subtema: Caatinga

 

 

Projeto: Caatinga

Através das sementes

 

 
Apresentação

A produção de mudas é importante para reflorestamento e recuperação de áreas degradadas como para arborização urbana, esse processo vem sofrendo um aumento crescente em sua demanda devido à preocupação mundial com a preservação do meio ambiente. Por sua vez, a qualidade da produção das mudas exige uma série de conhecimentos básicos, que vão desde a colheita até a saída das mudas para o local definitivo.

Justificativa

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro predominando em todos os estados do Nordeste e uma pequena parte do estado de Minas Gerais. Este bioma é extremamente frágil, e vêm sofrendo ao longo dos anos um rápido processo de desertificação devido, principalmente, a exploração irracional das espécies madeireiras, as queimadas desordenadas, o desmatamento para exploração de lenha para carvão e a erosão dos solos que impendem o desenvolvimento das plantas no campo. Para reverter este quadro de degradação causado pela ação do homem são necessários meios rápidos e eficazes de recuperação ambiental destacando-se a produção de mudas para reflorestamento em áreas desmatadas o que permite a recomposição da vegetação, a reintrodução da fauna e a melhoria das condições do solo.

Objetivo Geral

Este projetotem o objetivo de levar informações importantes aos alunos facilitando os conhecimentos para uma produção e plantio de mudas com padrão de qualidade para minimizar o efeito da degradação ambiental no bioma caatinga.

 

Objetivos específicos

·        Conhecer a caatinga;

·        Explora a caatinga fauna e flora;

·        Estimular a conscientização de preservação da caatinga;

·        Produzir mudas da caatinga;

·        Plantar mudas da caatinga na escola e no bairro;

·        Identificar as principais características da caatinga;

Metodologia

O trabalho vai ser realizado durante o primeiro semestre no 3° ano da Escola Municipal Luiz Viana Filho, utilizando da interdicisplinaridade para ligar o tema, as todas as disciplinas docurrículo, para tanto será necessário pesquisas, debates, trabalhos em grupo, seminários.

Atividades previstas:

·        Apresentação do projeto para os alunos

·        Aula viva mostrando os aspectos da caatinga;

·        Pesquisa de materiais informativos;

·        Construção de maquetes;

·        Aula de campo para conhecer e vivenciar os aspectos da caatinga.

 

Oficinas:

01°- Oficina; Conhecendo a caatinga.

Objetivos:

·        Apresentar o projeto aos alunos e a comunidade escolar;

·        Estimular o conhecimento e um alto conhecimento sobre as características do bioma caatinga.

Conteúdos

Bioma caatinga e suas características.

Tempo estimado

6 aulas

Material necessário

·         Data show

·         Caixa de som

·         Papel cartão marrom

·         Papel crepom marrom

·         Cola e tesoura

Desenvolvimento:

A apresentação em sala de aulaacontecerá através slides mostrando o bioma da caatinga e suas características, bem como as demais atividades que serão realizadas durante o projeto.

Juntamente com projeto será apresentado aos alunos a arvore das renovações, (arvore feita em papel metro colada na parede) onde os alunos, em seus galhos iram relatar sobre a importância do projeto e a sua aprendizagem ao longo do desenvolvimento do projeto em sala de aula. Na primeira ação desta etapa os alunos colocaram nos ganhos da arvore seus conceitos inicias sobre o bioma caatinga. Esta atividade será de cunho permanente em sala de aula uma vez por semana.

 

02°- Oficina

Objetivos:

·        Vivenciar os aspectos do bioma caatinga;

·        Relatar os conceitos adquiridos durante a visita;

·        Importância de cuidar do solo.

Tempo estimado:

·        4 aulas visita;

·        2 aulas ficha de observação;

·        2 aulas incorporação do material orgânico ao solo.

Conteúdos:

·        Flora e fauna da caatinga;

·        Adubação do solo.

Material necessário

·        Ônibus;

·        Ficha avaliativa xerocada;

·        Material orgânico;

·        Inchada e pá.

Desenvolvimento.

Visita temática a ESAGRI, Escola de agricultura da região de Irecê, observando afauna e a flora da caatinga, conhecendo técnicas sustentáveis.

Em sala de aula a professora realizará uma atividade com ficha de observação, que tratará dos aspectos observados durante a visita temática.

A professora junto a turma irá levar materiais orgânicos, fazer um buraco na terra, no terreno atrás da escola e incorporara-lo para usar nas futuras mudas.

 

03°- Oficina

Tempo estimado:

6 aulas.

Conteúdo:

·         Flora da caatinga.

Material necessário:

·         Sacos de mudas;

·         Mudas de plantas da caatinga;

·         Sementes de plantas da caatinga;

·        Espaço na estufa;

 

Desenvolvimento:

Aula de campo cada aluno com orientação do professor e um auxiliar irá encher seu pacote de muda com a terra incorporada pelo material orgânico. Com as sementes já separadas pelo professor os alunos irão fazer a plantação e organizá-los na estufa da escola.Haverá visita as mudas uma vez na semana (horário a critério do professor) para observação do desenvolvimento das plantas. Todas mudas plantadas serão originarias do bioma caatinga, e serão usadas para arborização da comunidade escolar.

04°- Oficina

Tempo estimado:

·         8 aulas

Conteúdo:

·         Características da caatinga;

·         Música: Chover

Material necessário:

·         Data show;

·         Caixa de som;

·         Espaço para ensaio.

Desenvolvimento:

Mostra de vídeo, sobre o bioma caatinga apresentado pelo programa Globo Repórter dia 13/03/2012. Depois realizar um roteiro copiado na lousa em sala de aula. Amostra da música: Chover de cordel do fogo encantado que será apresentado no fechamento do projeto em coreografia pelos alunos. Ensaio da musica para apresentação.

05°- Oficina

Tempo estimado:

·         6 aulas

Conteúdo:

·         Biomas da caatinga;

Material necessário:

·         Fotos;

·         Esteira;

·         Papel metro;

·         Tintas;

·         Papeis coloridos.

Desenvolvimento:

Confecção dos painéis e delegações das funções para amostra que será realizada para a visita do IBS na escola. Assim será delegado a cada criança a sua função para a apresentação, onde cada criança divida em grupos ficara responsável por uma função na amostra, desde a arrumação até as diversas apresentações que serão feitas no dia.

 

Um comentário:

  1. Olá! Achei a proposta de atividade muito interessante. Sei que já está praticamente encerrado este ano letivo, mas tenho mudas de nativas que precisam ser plantadas ainda este mês, pra abrir espaço no viveiro e pelo porte da maioria delas. Quem tiver interesse, só entrar em contato comigo que providencio a entrega, ou melhor, podemos fazer parceria pro plantio! Temos barriguda, sibipiruna, moringa, neem e chichá(que não são nativas! embora eu tenha dúvida nessa última),itapicuru e aroeira. Ana Karina

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