Escola Cooperativista de central
Professora: Sadja Samara Maciel Rocha
Orientador: Darcy Ribeiro
Público Alvo: A comunidade Centralense
Tema: Educação Ambiental
Subtema: Preservação
O trabalho a seguir consiste em
um resumo do projeto Preservação
Ambiental: Uma Experiência Piloto, realizado pela COOPEC, orientado pelo
professor Darcy Ribeiro em conjunto com a professora de ciências Sadja Samara Maciel Rocha e demais professores no período de 2003-2004.
O referido projeto teve como principal objetivo a formação de multiplicadores
ambientais nas escolas Municipais, Estaduais, Cooperativas, associações,
sindicatos e instituições religiosas com vistas à disseminação de conhecimento
e práticas ambientais em rede.
Resumo
O Município de Central localizado
entre as coordenadas é considerado o Epicentro da Arqueologia na Bahia e sede do Projeto Central,
coordenado pela arqueóloga- Drª Mª Beltrão do Museu Nacional do Rio de Janeiro
que abrange uma área de 100.000 km2, com 350 sítios arqueológicos
localizados e envolvendo cerca de nove (nove) municípios no Noroeste da Bahia.
Até hoje, coube à Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – o papel de
pesquisa sobre Arqueologia desde 1982 através do projeto Central. Entretanto, tal projeto não ofereceu á comunidade centralense
ações concretas que envolvam ou estimulem a preservação ambiental.
As escolas e associações
comunitárias (bairro e rural) têm mostrado interesse com a temática ambiental
envolvendo a arqueologia e ecossistema caatinga, embora muito ainda incipiente,
pois lhes faltam conhecimento, materiais didáticos adequados ao ensino,
orientações para compreensão das fontes bibliográficas sobre os conteúdos
supracitados, e, sobretudo de uma proposta de trabalho voltada para o
enfrentamento dessas dificuldades com vistas à preservação do meio ambiente em
curto e médio prazo.
Entre os seus extremos rústicos e a
beleza imensurável da nossa vegetação ainda se reserva a possibilidade de
ampliação da qualidade de vida do homem sertanejo se alguma coisa for feita
para deter o avanço da desertificação do território centralense. Tal processo se estende às últimas manchas de
mata virgens ainda remanescentes no referido município as quais protegem a
riqueza arqueológica, fauna e mananciais de água locais. Neste sentido,
percebemos a necessidade de buscar conhecimento no meio natural da região e com
a comunidade para fins de construir uma discussão acerca dessa problemática e
desenvolver ações básicas em “prol” do equilíbrio do nosso ecossistema, da
melhoria da qualidade de vida do sertanejo a partir do trabalho desenvolvido
pelos multiplicadores ambientais.
O
objetivo geral de sensibilizar o publico alvo envolvido a partir de um
trabalho desenvolvido com os alunos da Cooperativa de Ensino de Central- COOPEC
sobre a importância da preservação do Ecossistema Caatinga, incluindo os sítios
arqueológicos e/ou recursos hídricos locais, bem como a formação de
multiplicadores ambientais imbuídos na mesma causa junto às escolas e
comunidade.
Neste sentido, foram desenvolvidas as
seguintes etapas:
1-
Caracterização da vegetação local e
circunvizinha aos sítios arqueológicos e reservatórios naturais de água;
2-
Identificação de vegetais e animais em extinção
nas áreas não desmatadas do município;
3-
Incentivo a comunidade quanto á prática de
despoluição ambiental, enfatizando o problema do lixo;
4-
Orientação de Escolas, Associações e Sindicatos
quanto à preservação ambiental e ao cultivo de hortas comunitárias ou
familiares;
5-
Estimulo aos alunos e comunidade quanto à
produção e plantio de mudas em áreas degradadas.
No município de Central, a COOPEC foi
pioneira no desenvolvimento deste projeto de preservação ambiental, por ter no
seu quadro funcional, profissionais compartilham com os objetivos e metas deste
projeto e acreditarem, sobretudo, na sua viabilidade, mesmo porque já vêm
desenvolvendo práticas correspondentes ao mesmo, visando convergir
conhecimentos para enfrentamento dos problemas ambientais locais. Assim, a
mesma se propôs a convergir esforços e experiências de representantes de
diversos seguimentos da sociedade para fins de colocar em prática as atividades
propostas no referido projeto. A
COOPEC desenvolveu período (2003-2004) um trabalho voltado para a preparação do
individuo, no sentido de torná-lo apto para o ingresso no mercado de trabalho,
bem como, para sua auto-realização e, para isso, esta instituição buscou,
incessantemente, condições necessárias que lhe desse suporte para atingir os
objetivos propostos no Projeto Político Pedagógico, realizando o seguinte
trabalho:
- Manteve uma
escola que se preocupa com educação de qualidade, despertando a consciência de
seu alunado para a preservação do Meio Ambiente e a valorização da Arqueologia;
-Desenvolveu
Projetos Interdisciplinares, dentre outros, partindo de termos direcionados ao
meio ambiente;
-
Realizou a 1ª e 2ª Semana cultural, com os seguintes temas abordados:
Arqueologia e preservação de meio Ambiente; Agrofloresta na Escola; Preservação
de Recursos Hídricos e Uso Sustentável; Preservação de Fauna e Flora; Fome
zero; Reciclando o lixo, etc..
- Realizou a 1ª e 2ª Semana de Meio Ambiente
(SEMEIA) com os seguintes temas abordados: Importância dos Vegetais da
Caatinga; Plantas Medicinais; Ciências e Saberes Populares; Culturas
Alternativas, Defesa Contra Seca e
Construção de Barragens; Dessalinização de Águas e Agricultura Irrigada para
Pequenos Produtores; Política e Assistência Técnica Ambiental, etc..
A COOPEC desenvolveu a capacitação
necessária correspondente a todas as etapas previstas no projeto para seus
professores (as), em 2004 junto às parcerias: SRH e EMBASA. Foram ainda
realizadas neste ano visitas nos principais sítios arqueológicos e
reservatórios naturais de água, nas poucas áreas de cobertura natural virgem e
nas mais degradas, coletando informações, reclamações e sugestões da comunidade
para o desenvolvimento de ações em “prol” da amenização e/ou resolução dos
mesmos.
Sendo piloto, esta instituição teve o
dever de organizar e preparar-se para coordenar e executar todas as etapas do
referido projeto. O planejamento interdisciplinar, seleção de recursos,
elaboração de roteiros de pesquisa, visita de campo, análise de dados,
orientação para relatório de pesquisa, divulgação e publicação de resultados,
montagem de arquivos e hortas comunitárias, a orientação de novos projetos ou
subprojetos junto ao público alvo e o bom relacionamento com o público alvo
asseguraram o cumprimento das metas previstas. Foi ainda destacado no contexto
do planejamento, a presença de conteúdos referentes ao projeto em todas as
disciplinas durante os bimestres letivos e orientação de Atividades de Coordenação
(AC) nas escolas (subprojetos de ensino).
Os professores da COOPEC atuaram como
multiplicadores durantes às atividades programadas, uma vez que já foram
capacitados anteriormente nas áreas afins pelo PEACS. Estes se reuniam
regularmente para prestar esclarecimentos no sentido de estudar e organizar
ações relacionadas ao projeto. Os materiais coletados em ou para pesquisa,
relatórios foram arquivados na COOPEC para uso dos alunos e demais interessados
do município de Central, conforme solicitação e encaminhamento. Os
representantes (de associações) essas orientações para seus associados e os
professores para os alunos, enquanto comissões, envolvendo estes segmentos e os
pais fizeram multiplicação do projeto em rede com vistas a chegar a todos os
elos da comunidade. Os resultados alcançados, mesmo que parciais, eram sempre
discutidos na COOPEC durante os encontros mensais com a Comissão do Público
Alvo Direto.
Após a conclusão dos trabalhos
percebeu-se que a devastação evidenciada nas aulas vivas tende a invadir os
últimos ambientes onde se localizam os reservatórios naturais de água (serras,
riachos, tanques de minação) e ponto de refúgio para muitos animais em extinção. Nestes
ambientes, principalmente ao na zona norte do município, as manchas de caatinga
protegem tais reservatórios e abriga grande parte da fauna em extinção, o que
contribui para manutenção da biodiversidade da vida numa região que vem
sofrendo demasiadamente com as alterações no clima.
Durante a realização das ações citadas
propostas pelo projeto temáticas importantes foram discutidas: valorização da
flora da caatinga para fins medicinais e de ornamentação, arborização de
escolas e povoados, manutenção de reservas familiares de caatinga, sobretudo
àquelas que acompanham os mananciais de água, sítios arqueológicos e
implantação de culturas alternativas. Esse tipo de procedimento teve uma
significativa contribuição sócio cultural, no sentido de buscar junto á
comunidade conhecimentos e elaboração de ações com vistas ao enfrentamento dos
problemas ambientais dos nossos dias a partir da educação. Desta forma, foi
possível o fortalecimento do envolvimento das escolas e comunidade quanto à
busca de conhecimentos e ações na perspectiva de evitar o aumento da degradação
ambiental no Município de Central.
A partir de 2006, uma vez terminado o
compromisso com a formação de multiplicadores ambientais devido ao fim do
programa PEACS, a COOPEC continuou os seus trabalhos sob a forma de subprojetos
de ensino e das visitas de campo. Nos últimos 03 anos, com a renovação da
equipe de professores desta escola, ficou impossível a continuidade do trabalho
sistematizado de preservação Ambiental
Nenhum comentário:
Postar um comentário